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O mínimo que você precisa saber para vender um imóvel

Data da Publicação Madison em 11 de novembro de 2021
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Um esclarecimento preparado pela JD e saiba o que é necessário para vender seu imóvel de forma mais rápida, prática e segura

Vender um imóvel por conta própria é uma tarefa relativamente complexa e muito insegura. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba que ter ajuda especializada é fundamental. Se você está em busca de informações sobre como vender seu imóvel e não sabe como, dê uma olhada neste materiale saiba como tornar todo processo muito mais fácil do início ao fim.

Navegue pelo conteúdo:

1. Documentos do imóvel organizados

Um dos maiores problemas pra quem quer vender imóveis está na documentação. Pra você conseguir vender rapidamente, é fundamental que os documentos para venda de imóvel estejam totalmente em dia e em ordem. Afinal, se uma pessoa interessada aparecer, ela pode não querer esperar você regularizar e você pode acabar perdendo a venda. 

Por isso, verifique se o imóvel e o proprietário tem pendências financeiras ou judiciais. Veja se o seu IPTU está em dia. Verifique se não há problemas com inventário. Caso o imóvel esteja em um condomínio, obtenha uma declaração de quitação condominial junto ao síndico ou à administradora.

Para vender o imóvel, você vai precisar da seguinte documentação pessoal:

  • Documento de identidade com CPF;
  • Certidão de Estado Civil;
  • Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias;

Caso tenha empresa em seu nome ou tenha alguma participação como sócio, é preciso apresentar também:

  • Cartão CNPJ;
  • Cópia do Estatuto ou Contrato Social;
  • Alterações contratuais ou estatutárias;
  • Carta com a data da última modificação do estatuto ou do contrato do negócio.

O imóvel também deve ter sua documentação preparadas.

  • Número da  matrícula de imóvel e número do Cartório de Registro do Imóvel: são documentos importantes para a comprovação da situação civil do vendedor e da regularidade do imóvel. Lembrando que o banco que irá conceder o crédito imobiliário ao comprador, no caso de um financiamento, ou Cartório de Notas da sua região, no caso de compra à vista, poderão solicitar outros documentos durante o processo
  • Em caso de o imóvel ser de condomínio, é preciso ter uma declaração de quitação de débitos condominiais, assinada pelo síndico com com a chancela da administradora de condomínio responsável;
  • Ata de eleição do síndico;
  • Capa do IPTU com código de contribuinte, caso não conste da matrícula.

É importante que você reuna o máximo de informações possíveis para passar aos interessados na compra. 

2. Faça um raio-x das características do imóvel

Faça um levantamento das principais características do seu imóvel. Reúna informações como, entre outras:

  • Metragem;
  • Número de dormitórios e suítes;
  • Reformas recentes;
  • Número de vagas;
  • Valor do condomínio;
  • Sobre o condomínio;
  • Posição do Sol durante o dia;
  • Comércios e serviços na vizinhança. 

3. Calcule as reformas necessárias

Caso o seu imóvel esteja precisando de reparos, vale a pena você resolver todas as pendências antes de anunciar. Lembre-se que problemas elétricos ou hidráulicos podem demandar algum nível de obra maior. Portanto, se possível, providencie essas obras o quanto antes, caso deseje colocar o imóvel à venda. Isso pode ser um ponto positivo ao seu favor na hora da negociação. 

Preste atenção também aos pequenos detalhes, como o estado de conservação de portas, janelas, esquadrias, maçanetas, pisos e armários embutidos, por exemplo. É fundamental que você deixe o seu imóvel da forma como você gostaria caso fosse comprá-lo. 

Você sabia que há casos de isenção do imposto de renda?

Ao vender seu imóvel, caso o valor seja maior que o de compra, a Receita Federal entende que você teve um lucro imobiliário. E, em cima dessa diferença, você pagará de imposto 15% desse ganho de capital.

Porém, existem algumas  situações em que o imposto sobre venda de imóvel não é devido. Consulte nossos consultores ou seu advogado.

É possível vender um imóvel com usufruto?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o usufruto: o imóvel é passado, de forma legal, para uma outra pessoa, por doação. Mas o doador permanece com o direito de propriedade indeterminadamente. Esse tipo de acordo, por sinal, precisa ser registrado na matrícula de imóvel.

No usufruto, há dois agentes envolvidos:

  • Nu-proprietário: o verdadeiro dono do imóvel;
  • Usufrutuário: é a pessoa que utiliza o imóvel e, inclusive, pode receber frutos por ele, como aluguel, por exemplo.

Porém, em resposta à pergunta do tópico, um imóvel com usufruto não pode ser vendido. Da mesma forma que o usufrutuário não pode vender o bem, por não ser efetivamente o dono, o nu-proprietário também não pode, pois a venda implica na transferência do domínio que, dentro da relação de usufruto, pertence ao usufrutuário.

Para qu seja feita a venda desse tipo de imóvel, é preciso fazer a extinção do acordo de usufruto

4. Faça uma estimativa do valor do metro quadrado na região

Este é um ponto crucial pra vender imóvel rápido. E aqui, é importante que você tenha total consciência de que estipular um preço muito acima do valor real de mercado pode ser um grande dificultador pro negócio. 

Pra estipular o preço do seu imóvel, pesquise opções semelhantes e na mesma região. De preferência na mesma rua. Você pode fazer uma estimativa usando o valor do metro quadrado nos arredores. 

Por exemplo: você encontrou um anúncio de um imóvel similar na sua rua, de 50 m² e pelo valor de R$ 400 mil. Isso significa que o valor do metro quadrado é de R$ 8 mil (R$ 400 mil dividido por 50). Se o seu apartamento tem 80 m², pra chegar em um valor aproximado, basta você multiplicar R$ 8 mil por 80, o que daria R$ 640 mil.

É importante levar em consideração a conservação do seu imóvel, o número de dormitórios e características importantes em caso de condomínios, como área de lazer, salão de festa, piscina, vagas de garagem, entre outros.

5. Calcule o valor do seu imóvel

Além de ser a maior imobiliária digital do Brasil, o QuintoAndar é a maior proptech da América Latina. Ou seja, a principal empresa do ramo de tecnologia voltada para soluções do mercado imobiliário.

O QuintoAndar criou uma calculadora do valor de venda que, a partir do histórico de imóveis parecidos com o seu e que já foram vendidos, gera uma margem de quanto cobrar. Dessa forma, você tem como vender um imóvel mais rapidamente e por um preço justo. 

Mas é fundamental que você tenha em mente que o valor que você escolher, muito provavelmente, não será o valor de fechamento da venda, pois é preciso sempre levar em consideração que os interessados vão querer negociar.

6. Faça anúncios e tire fotos do imóvel

Na plataforma digital do QuintoAndar é possível anunciar imóvel grátis. E para o seu anúncio ficar mais atrativo, um ponto fundamental é ter boas fotos do imóvel. 

O QuintoAndar manda um fotógrafo especialista ao local pra registrar as imagens.Não apenas com fotos, mas também em vídeo.

Além disso, uma vez que o anúncio vai ao ar pelo QuintoAndar, você recebe propostas de possíveis compradores realmente interessados. E toda a negociação é administrada por um corretor de imóveis do time de consultoria imobiliária da empresa. 

7. Aceite visitas

Os interessados no seu imóvel poderão agendar as visitas diretamente pelo site ou pelo aplicativo do QuintoAndar. E serão acompanhados ao local pelos corretores parceiros, que irão apresentar o imóvel e prestar uma consultoria aos potenciais compradores, ajudando com mais informações e detalhes sobre o imóvel, o bairro e sobre o proprietário, além de tirar dúvidas, inclusive sobre o modelo da imobiliária digital.

8. Coloque à venda no QuintoAndar

A negociação entre você e o comprador é intermediada pelo QuintoAndar. Para você seguir com mais confiança e segurança sobre o que fazer para vender, até o dinheiro da venda cair na sua conta. Veja os principais passos:

  1. Sessão de fotos do imóvel;
  2. Confecção do anúncio;
  3. Aprovação da proposta junto ao comprador; 
  4. Assinatura online do Compromisso de Compra e Venda, de forma rápida e segura, por você e pelo comprador;
  5. Após receber o sinal, o QuintoAndar verifica os documentos do imóvel e do comprador, sem custos adicionais, pra garantir que vai dar tudo certo com a venda.
  6. O QuintoAndar leva o contrato até você e para o comprador, para que seja feita a assinatura;
  7. O time da imobiliária digital faz o registro de imóvel em cartório. Todo esse leva e traz é por conta da empresa. E ninguém perde tempo em fila.
  8. Depois que a transação estiver completa e registrada na matrícula de imóvel, você já recebe o valor da venda.
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