Tudo o que você precisa saber para vender o seu imóvel
Vender um imóvel é uma tarefa que por si só já é complexa, ainda mais se você está fazendo isso por conta própria, o que pode acarretar ainda mais inseguranças. Por isso, é imprescindível buscar pelo auxílio de profissionais competentes que atuem no ramo imobiliário e possam te auxiliar. Confira algumas dicas que podem te ajudar a destacar o seu imóvel no mercado e aumentar as chances de venda.
Organize a documentação do imóvel
Para evitar dores de cabeça e preocupações organize toda a documentação do imóvel o qual pretende vender, isso além de ser uma exigência legal, pode ser um atrativo para o comprador, verifique se há pendências financeiras ou judiciais, e se houver, regularize-as. Também é importante que o IPTU esteja em dia e atualizado. Isso pode ser um atrativo para o seu imóvel.
Deixe sua documentação pessoal em dia:
- Documento de identidade com CPF;
- Certidão de Estado Civil;
- Comprovante de endereço atualizado, com menos de 30 dias;
Estes são alguns dos documentos necessários para realizar a venda, em relação ao imóvel, a matrícula deve estar atualizada e caso ele esteja localizado dentro de um condomínio, solicite uma declaração de quitação de débitos condominiais.
Realize um levantamento das principais características do imóvel
Dentre as principais informações podemos citar:
- Metragem;
- Número de dormitórios e suítes;
- Reformas recentes;
- Número de vagas;
- Valor do condomínio;
- Sobre o condomínio;
- Posição do Sol durante o dia;
- Comércios e serviços na vizinhança.
Isso detalhará o espaço para pessoas interessadas, quando mais detalhes, mais atrativo o seu imóvel pode ficar.
Realize reparos e deixe o imóvel pronto para morar
Se o imóvel precisar de reformas, realize todos os reparos antes do anúncio da venda, deixe o espaço pronto para receber um novo morador. Isso pode ser um atrativo, afinal, muitas pessoas tem grande necessidade de se mudar com rapidez, sem falar que se você mesmo realizar as reformas, isso não entrará em questão na hora de negociar o valor final da venda.
Posso vender um imóvel que está em situação de usufruto?
Usufruto é o direito conferido a alguém, em um tempo pré-determinado, para usar um bem cuja propriedade é de outra pessoa. Essa informação deve estar especificada na matrícula do imóvel e por isso não pode ser vendido nessas condições.
O usufruto extingue-se quando é cancelado o registro no Cartório de Registro de Imóveis, sob as condições previstas na qual o usufrutuário não pode ser mais beneficiado, como em caso de óbito, por exemplo. Só assim o imóvel poderá ser vendido.
Verifique o valor de mercado
Você pode verificar o valor do metro quadrado dos imóveis da mesma região e até mesmo verificar se há edificações à venda nos arredores para comparar o preço o qual você está pensando em estabelecer para venda.
Nesse ponto é importante levar em consideração os diferenciais do seu imóvel, as melhorias feitas e os investimentos, por isso, é importante realizar as devidas reformas com antecedência. Procure estabelecer um preço justo, uma vez que, estipular valores acima do preço habitual pode dificultar a venda do imóvel bem como restringir a visibilidade dele perante o mercado.
O que pode aumentar as chances de venda e ainda te auxiliar em todo o processo é ter o apoio de uma imobiliária, que tenha prestígio no mercado e trabalhe com profissionais especialistas no ramo. Com isso, você consegue anunciar seu imóvel para as oportunidades certas, ou seja, compradores que possam ter suas necessidades supridas através da compra do seu imóvel.
A JD Brokers tem expertise no mercado, corretores profissionais que aplicam um atendimento intimista e personalizado, conte com este diferencial para aumentar suas chances de realizar um negócio satisfatório e com segurança.