5 motivos para viver em Jundiaí!
Quem está pensando em se mudar para o interior, geralmente tem dúvidas sobre como é viver em Jundiaí. A cidade, que fica a aproximadamente 55 km de São Paulo, é uma das mais procuradas por quem deseja mais qualidade de vida, porém não pode ficar muito distante da capital paulista.
Se você está pensando em se mudar para Jundiaí, a boa notícia é que existem vários motivos para fazer isso o mais rápido possível. Veja os principais!
Motivo número 1: qualidade de vida
Ter mais qualidade de vida é o sonho de várias pessoas. E Jundiaí é sempre referência nesse assunto, ficando bem colocada em diferentes rankings que elencam as melhores cidades do país para se viver.
De acordo com o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) de 2020, Jundiaí é a segunda melhor cidade do país com mais de 100 mil habitantes para se viver.
O índice avalia vários pontos que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores, como: saúde, educação, segurança pública e transparência.
Outro índice importante que mede a qualidade de vida dos moradores é o Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). E, de acordo com ele, Jundiaí é o melhor município de médio porte do Brasil para se viver. O índice avalia o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros nas seguintes áreas: emprego e renda e educação e saúde.
Motivo número 2: alto índice de desenvolvimento humano
Jundiaí tem o quarto melhor índice de desenvolvimento humano do estado de São Paulo, e o segundo entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. É também considerada uma das melhores cidades do país para os idosos, de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, e uma das melhores para se viver com os filhos.
Neste último caso, o ranking foi elaborado pela Delta Economics & Finance (DEF) e o levantamento considerou fatores como custo de vida, índice de desenvolvimento humano municipal e taxa de violência da cidade, além de outras 48 variáveis a respeito das condições oferecidas por cada cidade para as crianças e adolescentes em relação à educação, cultura, segurança pública, longevidade, infraestrutura e saúde.
Motivo número 3: segurança
Fugir da criminalidade e das altas taxas de violência é um dos principais motivos que levam muitas pessoas a deixarem a capital. E viver em Jundiaí é sinônimo de mais tranquilidade, graças aos dados importantes sobre segurança pública do município.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP), nos últimos anos a criminalidade em Jundiaí tem registrado queda em diferentes pontos, como índices de homicídio e furtos.
Por tudo isso, Jundiaí sempre figura nos rankings das cidades mais seguras do país. De acordo com o Atlas da Violência, elaborado pelo IPEA, Jundiaí é a cidade com mais de 300 mil habitantes com menor taxa de homicídios no Brasil.
Motivo número 4: localização estratégica
Jundiaí está localizada entre São Paulo e Campinas, dois importantes polos do estado. Em relação à São Paulo, Jundiaí fica a cerca de 55 km e de Campinas, a distância é ainda menor, 41 km.
Outro ponto de destaque é que Jundiaí é cruzada pelas principais rodovias do estado, a Bandeirantes e a Anhanguera e está a apenas 31 minutos de carro do aeroporto de Viracopos e a 50 minutos do aeroporto de Guarulhos.
Motivo número 5: excelente infraestrutura
Como se todos esses não fossem motivos suficientes para viver em Jundiaí, ainda precisamos destacar a infraestrutura de ponta. Afinal, a cidade é um dos mais desenvolvidos e melhor estruturados municípios brasileiros, com infraestrutura de ponta em transportes, saneamento e abastecimento, telecomunicações, energia elétrica e gás natural.
Jundiaí conta com um importante parque industrial, um excelente comércio e várias opções de serviços e de lazer. Além disso, a cidade é o ponto final da linha 7-Rubi da CPTM e conta com 7 terminais de ônibus situados nos principais bairros.
Na área da saúde, Jundiaí possui 37 postos de saúde (UBS) e diversos hospitais públicos e privados.
Também é destaque na educação, com um grande polo universitário com diversas instituições de ensino superior, como a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
Outro ponto que não poderíamos deixar de citar e que com certeza é um dos “plus” de se viver em Jundiaí é a vasta área verde, com diferentes opções de parques, um belo Jardim Botânico e a Serra do Japi.
Depois de todos esses pontos, já está convencido a viver em Jundiaí? Encontre os melhores imóveis para transformar esse sonho em realidade!