7 termos importantes para você entender um pouco mais sobre o mercado imobiliário
Caução, fiador, alvará, escritura, vistoria são alguns dos termos usados no mundo do mercado imobiliário. Se você já participou de alguma negociação envolvendo imóveis, certamente já deve ter ouvido essas expressões e muitas outras.
Seja para comprar ou vender um imóvel, entender sobre o mercado é fundamental e é aí que o conhecimento sobre esses termos entram e podem de fato te ajudar, confira.
1 – Caução
Caução é um termo muito utilizado quando o assunto é envolve aluguéis. Ele se refere a um tipo de garantia, na forma de depósito bancário ou cheque, que serve como segurança e pagamento adiantando de parte do valor acordado do aluguel.
2 – Fiador
É o nome dado a pessoa que se responsabiliza pelos compromissos contratuais de outra em uma negociação imobiliária. Em alguns casos, esse termo pode ser substituído por Avalista. Esse termo é utilizado com maior frequência quando o assunto é financiamento imobiliário ou empréstimos bancários.
3 – Alvará
É o nome dado ao documento emitido por órgãos públicos que autoriza ações em determinados espaços como, por exemplo, mudanças estruturais e diminuição ou aumento de áreas construídas, que precisam dessa autorização.
4 – Escritura
Se refere a um documento público registrado em cartório que descreve a transferência de posse de um imóvel de uma pessoa para outra e sob quais condições. No processo de compra e venda de imóveis, assinar a escritura é o que torna a operação legal.
5 – Vistoria de Imóvel
É o nome dado a inspeção de um determinado imóvel para garantir que o espaço está em perfeitas condições e em conformidade ao que está descrito no contrato. Para aprovar um financiamento imobiliário, os bancos exigem vistorias feitas por especialistas.
6 – Permuta de Imóveis
Quando uma pessoa troca seu bem imobiliário por outro. Uma permuta pode ser feita sem torna, quando um imóvel é trocado por outro do mesmo valor, ou com torna quando há acréscimo em dinheiro para equiparar os valores e formalizar a negociação.
7 – Indexação
Quando um valor é ajustado de acordo com um índice, ou indexador, econômico. Ele é aplicado pelos bancos nas taxas de juros para corrigir o valor, ou seja, para que o dinheiro não se desvalorize com o tempo.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o glossário do mercado imobiliário compreender negociações imobiliárias ficará muito mais fácil. Mas, não se esqueça, é imprescindível buscar pelo auxílio de uma imobiliária de confiança para vender ou comprar um imóvel, afinal estes passos importantes exiges conhecimentos específicos.