5 dúvidas frequentes que os compradores enfrentam na hora de adquirir um imóvel
Comprar um imóvel além de ser sinônimo de realização de um sonho significa também um grande passo, já que, muitas escolhas precisam ser feitas durante o processo todo, desde a negociação até a finalização do contrato. Durante esse processo é comum que ocorra o aparecimento de dúvidas frequentes, isso significa que, a maioria dos compradores apresenta essas indagações na hora de escolher o seu imóvel.
O que facilita muito a tomada de decisão e a segurança em todo processo de compra é a escolha de uma imobiliária de confiança e que possua experiência no mercado, afinal ela poderá te auxiliar e tornar os processos muito mais claros e concisos.
Dentre as perguntas mais comuns, podemos citar cinco delas, as quais este artigo busca explanar sobre cada uma dela, para te ajudar a compreender ainda mais como prosseguir em cada passo que você dará rumo à aquisição do seu imóvel.
1 – Como saber se estou fazendo um bom negócio?
Para isso é preciso analisar algumas variáveis importantes como: o valor do imóvel em relação ao mercado atual; o estado físico e toda a estrutura; se o imóvel atende as suas necessidades e se há possibilidade de valorização nos próximos anos, por exemplo.
Um corretor especialista pode de ajudar a verificar todos esses pontos e indicar se o negócio esta sendo vantajoso além de auxiliar na negociação já que o profissional tem mais desenvoltura e conhecimento para equiparar os desejos do vendedor com os do comprador para que ambos fiquem satisfeitos como o acordo em comum.
2 – O que preciso saber em relação à documentação do imóvel?
É essencial que a documentação do imóvel esteja em dia para comprá-lo, ela é uma garantia legal de que o imóvel está em condições para venda e pode ser comprado dentro das formalidades da lei. Se houver impedimentos, mesmo que estes não apareçam na hora da negociação, no futuro o comprador pode ter problemas.
Nesse ponto, um bom corretor, auxiliará no processo de análise dos principais documentos fazendo com que a compra seja tranquila e segura.
3- O que pode dificultar o preenchimento da escritura?
Podemos dizer que a escritura é o documento mais importante, pois ela tem por finalidade provar que um contrato foi firmado e o imóvel tem um proprietário. No entanto, alguns fatores podem dificultar este processo, por isso, a atenção total do comprador neste momento é fundamental.
Algumas das situações mais comuns estão relacionadas à dívida do IPTU, dívida com o condomínio e dívidas do próprio vendedor que pode comprometer a venda do imóvel que podem impedir o preenchimento da escritura.
4 – O que fazer se o imóvel comprado possuir inquilinos e estes não saírem no prazo acordado?
Nesse caso, é possível mover uma ação de despejo por meio de um processo judicial, no entanto, esta medida levará um tempo considerável para ser resolvida, por isso, é preciso verificar com antecedência se o imóvel está ocupado e se os inquilinos já foram informados sobre a venda e qual será o prazo para que o local seja desocupado.
5- Devo levar em consideração a crise para fechar a compra de um imóvel?
Em geral, não há necessidade de avaliar as condições econômicas do país como um todo para efetivar a compra do seu imóvel, mas, isso pode variar de acordo com a modalidade de pagamento que você deseja utilizar.
Em casos de financiamento, você depende do seu planejamento financeiro bem como do seu trabalho para manter o pagamento das parcelas em dia. Já em compras à vista, essa preocupação é deixada de lado, só é preciso estar atendo ao preço de mercado do imóvel para fazer um bom negócio.
Seja qual for a sua dúvida, ela pode ser sanada com a expertise dos consultores especialistas da JD Brokers, que possuem um atendimento personalizado e totalmente profissional. A escolha da imobiliária conta muito neste processo de compra, por isso, não delegue o seu sonho de comprar o seu imóvel dos sonhos ao acaso, conte com a segurança e profissionalismo de quem já atua há anos no mercado imobiliário.